

Recentemente, a WAE Tecnologia realizou a migração do processo de rematrícula impressa para digital no Colégio Albert Sabin de São Paulo – SP, eliminando a utilização de papel em todo o processo. Fernando Augusto Mello, diretor do Albert Sabin, compartilhou conosco sua experiência. Continue a leitura para saber como foi.
Como ocorre a substituição dos documentos impressos para os digitais
Para efetivação da rematrícula, os responsáveis devem preencher vários documentos como:
- Requerimento de Matrícula (Documento exigido pela Diretoria de Ensino);
- Contrato de Prestações de Serviços Educacionais (Contrato de Adesão de prestação de serviços); e
- Ficha de dados cadastrais (Documento importante para o dia a dia da instituição).
Todos os documentos foram disponibilizados no portal do WAE e os responsáveis pelos alunos, preencheram eletronicamente com a utilização de login, senha e token eletrônico.
Como foi a migração do processo impresso para o digital
Houve um grande trabalho das equipes do Albert Sabin e WAE no desenvolvimento do workflow, documentos digitais, gerenciamento das matrículas, e outros.
Em relação aos pais de alunos, esperávamos maiores dificuldades em relação a mudança para o digital. Pensando em facilitar isso, montamos um help desk, com a possibilidade de executar a matrícula nos computadores da escola, com o auxílio da Secretaria. Mas para nossa surpresa, quase não tivemos solicitação para utilização desses equipamentos.
Parte da facilidade no processo se deve a comunicação que fizemos para os pais, a começar pelo e-mail, onde informamos o passo a passo da rematrícula. Também abrimos um canal de atendimento via telefone na Secretaria, para possíveis dúvidas.
Benefícios percebidos com a rematrícula online
- Praticidade: Os pais agradeceram o conforto, evitando o envio dos documentos pelos alunos, ou até a presença na Secretaria;
- Mais organização com menos esforço: A força tarefa para organização e arquivamento, feita pelas escolas, reduziu drasticamente;
- Mais espaço físico nas escolas: Reduzimos a utilização de espaço físico para arquivamento dos documentos, que hoje é um problema de todas as escolas; e
- Economia: No nosso caso, a impressão é Outsourcing, ou seja, pagamos por cada impressão feita. Com a mudança para a rematrícula digital, economizamos em papel e impressão.