

Nos dias atuais é difícil entender como as empresas poderiam sobreviver sem um software de gestão. Mas escolher ainda é um grande desafio, e muitas empresas passam anos trocando de software, o que gera altos custos e ineficiência operacional.
A grande questão está em compreender o que é importante para sua empresa, e analisar se o sistema de gestão para instituições de ensino tem estas funcionalidades.
Apenas para conceituar, os softwares de gestão também são conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning). Estes softwares são ferramentas de trabalho que integram diversos departamentos, reunindo muitas funcionalidades, visando dar suporte para a gestão da Instituição.
Com tantas opções disponíveis no mercado, é comum os gestores ficarem na dúvida e se sentirem perdidos sem saber qual escolher.
Para ajudar aos gestores de Instituições de Ensino a tomar a melhor decisão, mostraremos alguns pontos importantes a serem observados na escolha.
1. A expertise que a sua instituição precisa
Procure identificar um software que fale a mesma língua que a sua Instituição. O que queremos dizer com isso? Procure um software de uma empresa que seja especialista no seu segmento e que tenha experiência acumulada.
Verifique também se as suas necessidades específicas são atendidas pelo software. Todos os softwares fazem o básico, mas e o seu diferencial? Ele está preparado para atender?
2. Software com rápida adaptação
Dê preferência a softwares de fácil implementação e instalação. Atualmente muitos softwares rodam diretamente na internet, sem a necessidade de instalação.
3. Precisa ter versão para celular (responsiva ou app)
Fique atento para a versão mobile. Alunos, pais, responsáveis e professores, todos utilizam dispositivos móveis, verifique se existe a versão mobile e suas funcionalidades.
4. Portais de autoatendimento
Priorize softwares com esta funcionalidade utilizada via internet. Isso reduz o fluxo interno de pessoas na instituição e facilita a vida da comunidade sem a necessidade de efetuar solicitações presenciais.
5. Indicadores de desempenho para tomada de decisão
Não basta ter somente um ERP que faz toda a parte operacional, os gestores precisam ter informações gerenciais precisas e objetivas em tempo real para avaliar cenários e ter uma melhor tomada de decisão.
6. Ouça os clientes mais antigos
Consulte sempre outros clientes. Ninguém melhor que um usuário do software para lhe falar sobre as vantagens e desvantagens do sistema.
Lembre-se que um software de qualidade fará você economizar dinheiro e ver a produtividade de sua empresa crescer. Por isso essa escolha deve ser feita com muito cuidado.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado a escolher o software de gestão de sua Instituição.