

Aumentar os lucros da empresa é um desafio para qualquer setor em que se atua, e no educacional não é diferente. Independentemente das instituições públicas, que absorvem um percentual desse mercado, a concorrência e a competitividade entre as instituições particulares está muito acirrada. Somando a esta equação um cliente cada vez mais exigente e um cenário econômico pouco positivo, surge a grande questão:
Como lucrar no setor educacional?
É importante lembrar que o aumento da lucratividade em uma instituição de ensino não depende apenas do crescimento das matrículas, mas de um conjunto de iniciativas de gestão.
Quando se fala em conjunto de iniciativas de gestão, inclui-se o Software de Gestão, que possibilitará ao administrador, entre outros recursos:
- Ter o controle financeiro;
- Automatizar processos;
- Reduzir retrabalho;
- Estruturar etapas;
- Avaliar custos;
- Definir metas;
- Disponibilizar auto-atendimento; e
- Equipes enxutas e produtivas.
Inovação e tecnologia precisam estar presentes na instituição de ensino
Outro caminho para aumentar o lucro é investir na inovação. Quando você investe em produtos e serviços novos, as pessoas tendem a enxergar maior valor agregado. Um bom sistema de gestão pode lhe proporcionar novos caminhos para inovar.
O investimento em tecnologia é fundamental para melhorar seus resultados. A tomada de decisão tem que ser mais rápida e assertiva, para isso, ferramentas tecnológicas como ERP, BI ou um CRM passam a ser imprescindíveis.
A qualidade de seus serviços também influencia no resultado, e isso nos leva à melhoria contínua. Aperfeiçoar processos, reduzir custos e eliminar gastos desnecessários ajudam no aumento da lucratividade.
Caso real de lucratividade com software de gestão de ensino
O Colégio Albert Sabin em São Paulo, reduziu os custos operacionais de suas rematrículas inovando o processo para digital, que resultou na eliminação de todo e qualquer tipo de trâmite de papel e da necessidade do pai ou responsável ter que se deslocar até a instituição neste processo.
A inovação reduziu o tempo de rematrícula para os pais e o processo ficou mais rápido e eficiente para a instituição, além, é claro, de ser uma solução ecologicamente correta.
Isso só foi possível devido a ação de uma ferramenta de gestão eficiente e pessoas que praticam a inovação para melhoria contínua do processo.